A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço, que tem a função de produzir hormônios que regulam grande parte do funcionamento das células do corpo.
A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune em que o corpo produz anticorpos que atacam a tireoide de forma progressiva, levando a perda da função e ao hipotireoidismo.
Existem vários fatores que podem levar a essa produção desenfreada de anticorpos, como: infecções virais, alguns medicamentos, exposição a toxinas ambientais etc.
O que muitas pessoas não sabem é que o problema não é na tireoide em si, mas pode se tornar caso a doença não seja controlada. A tireoidite de Hashimoto deve ser tratada não somente para a prevenção do hipotireoidismo, mas para frear todas as consequências que ela traz ao organismo.
Estudos apontam que a doença aparenta ser mais comum em algumas famílias, o que pode indicar um fator genético, além de acometer mais as mulheres do que os homens, e a doença prevalece à medida que essas pessoas envelhecem.
Ela é diagnosticada com base em exames de sangue que medem os níveis de hormônios da tireoide.
Quais são as causas mais comuns do Hashimoto?
- Estresse, alimentação, intoxicação por metais pesados, permeabilidade intestinal, infecções.
Quais são os sintomas mais comuns do Hashimoto?
- Hipotireoidismo, exaustão, irritabilidade, sensação de cabeça enevoada, depressão, desânimo, queda de cabelo e/ou cabelo fino e ressecado, ganho ou perda de peso repentina, anemia, diminuição da libido, baixa de vitamina D e ferritina, retenção hídrica, aumento nos níveis de colesterol, dificuldade para dormir.
> Lembrando que algumas pessoas com essa doença podem ter sintomas leves ou nenhum sintoma aparente.
Achou interessante essas informações? Marque um amigo que precisa saber disso.A Medical Nutro Saúde tem tudo que você precisa para o caminho de uma vida saudável.
Nós queremos cuidar de você. Conte com nossos profissionais.