O exame de bioimpedância é um procedimento que mede a composição corporal através da aplicação de uma suave e indolor corrente elétrica no corpo. A corrente circula livremente pelo líquido do tecido muscular, mas encontra resistência do tecido adiposo, que é a gordura. A partir disso, é possível calcular o índice de gordura, massa magra e vários outros componentes corporais. O procedimento pode ser realizado por meio de eletrodos ou de uma balança específica para esse exame.
Como você já deve saber, cerca de 60% do corpo humano é composto por água e ela é um condutor elétrico. Sendo assim, a precisão oferecida pelo exame de bioimpedância se aproveita da própria composição corporal.
Além da precisão, os elementos que o exame identifica podem auxiliar a direcionar melhor nas dietas [1], exercícios e até sinalizar questões de saúde. A medição da quantidade de água, por exemplo, pode revelar a necessidade de maior hidratação, e isso interfere em várias questões de saúde e de estética.
São detalhes importantes que fazem muita diferença, mas nem sempre estão evidentes sem uma investigação adequada. Portanto, se você quer ter uma visão realista de como está a sua saúde através da sua composição corporal e direcionar melhor suas ações em relação a ela e ao seu objetivo estético, deve fazer o exame de bioimpedância.